sábado, 23 de julho de 2011

Eu sou livre, e você?


“Se o Filho os liberta, vocês serão, de fato, livres.”- João 8:36.

A grande maioria das pessoas tem a tendência de “institucionalizar” todo ou qualquer tipo de coisas. Isso acontece com o casamento, com a religião e mais uma série de coisas que parece que o ser humano tem a obrigação (ou seria obsessão?) de fazer com que se pareça cada vez mais... Humano.

Muitos dizem que religião não se discute. Mas é certo que toda religião tem a sua espiritualidade, afinal faz parte do ser humano. Mas religião e espiritualidade são a mesma coisa?Não. São completamente entrelaçadas, tendo uma linha tênue de separação e algumas coisas que fazem com que uma pessoa as diferencie. A religião tende a por Deus (ou em algumas, deuses), de uma forma “humana”. Tentam projetar Deus, entender Deus, dentro de suas concepções humanas. De certo que, então por lógica, a religião foi um modo do ser humano de se aproximar de Deus.

Já a espiritualidade é uma coisa que se encaixa dentro do ser humano, ela já esta dentro dele desde sempre! Seja em qualquer religião. Ela não segue padrões, você sente,você sabe que ela está lá. Ou seja, então a espiritualidade foi um modo de Deus de se aproximar do ser humano.

E onde Jesus se encaixa nisso? O Jesus que eu acredito (e espero fielmente que você que está lendo, também) foi ser humano, ao ponto que ele também foi/ é Deus. Na palavra de Deus, conhecida como Bíblia, Ele diz várias vezes que veio para libertar os cativos. Mesmo os Judeus sendo o povo “escolhido” para “presenciar” o nascimento do filho de Deus, Ele veio para todos! É claro que na época, em Israel, se predominava o Judaísmo. Mas inúmeras vezes, Jesus não seguiu tradições.

 O intuito de Jesus não era seguir ou CRIAR uma instituição, que seria uma religião. Era salvar e libertar corações aprisionados, angustiados, e curar. A igreja fui imposta pela sociedade como religião. Mas a igreja é o CORPO de Cristo. São os seguidores Dele, assim como havia na época pessoas que seguiam Jesus por todos os lados. Na verdade, uma multidão seguia Jesus. Hoje ainda há. Mesmo que com o nome mudado, e com um templo bonito, o verdadeiro intuito não é ir só pra seguir uma religião, ou ir pra cantar um pouquinho por que é legal e ir embora. É um modo de vida diferenciado, é você tentar ser melhor para agradar a um Deus que te ama!É sim um rendimento racional, mas muito mais espiritual só pelo fato de você não ver NADA. Mas você ter aquela convicção simplesmente por que você sente. Abra seu coração pro Senhor. Você acha que pode senti-lo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário