terça-feira, 16 de outubro de 2012

Simetria pra quê?



''A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores,como cabelos trançados e jóias de ouro ou roupas finas.Pelo contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranqüilo, o que é de grande valor para Deus.''  - 1 Pedro 3:3-4


Há quase 3 anos, escrevi um texto com essa mesma foto, e esse mesmo versículo. Não pensei que de lá pra cá tantas coisas mudariam.Mas uma coisa é certa : A essência desses versículos não se perderam.Senti uma necessidade enorme de reescrever esse tema.Depois desses quase 3 anos vi e vivi muitas coisas que me abriram os olhos em relação a isso.Lembro que comecei o texto mais ou menos assim:

99 % das meninas gostam de se arrumar, estarem sempre bonitas, essas coisas. E isso é bom, na verdade isso é muito bom. Mas como tudo na vida, as coisas em excesso não fazem bem pra nós.''  

 E realmente não fazem.Constatei isso quando comecei a perceber que estava me preocupando demais com essa coisa de beleza. Eu nunca fui muito ligada a isso.Confesso que há uns 5 anos , eu era bastante desleixada. Bom, é comum na adolescência e juventude começarmos a dar importância a esse tipo de coisa. É comum,mas não é bom.Muito menos em excesso.Continuei:

''O problema é que tem gente que leva essas coisas muito a sério. Não há problema nenhum em querer estar bonita. O problema acontece a partir do momento que você prejudica a si mesma e aos outros por causa da vaidade em excesso. ''

Engraçado porque nunca pensei que me tornaria uma delas. Comecei a me olhar no espelho e pensar : ''O que há de errado comigo?'' Isso denota traços de baixa auto-estima com uma pitada de mágoa por conta de uma rejeição passada. Será?

" Às vezes as pessoas são lindas, fisicamente falando, mas não apresentam nenhum atributo moral ou de um bom caráter. E nesses casos, a beleza adianta algumas coisas, mas não as mais importantes. ''

Certo dia estava lendo uma revista renomada ( não era direcionada á galera teen), e tinha uma matéria de capa falando sobre a importância da beleza no mercado de trabalho.Que homens e mulheres com padrão de beleza mais elevado, tinham maiores chances de arrumar melhores empregos. Isso porque, os grandes cargos em empresas necessitam não só de inteligência e mão firme, mas uma ''carinha de anjo''.Bateu certo desespero. Pensei comigo : ''Será que nunca vou arrumar um bom emprego?E Se não arrumar, significa que sou horrível?'' Minha cabeça dava voltas. Ok, nem tudo se conquista pela beleza. Mas ela tem influência até em coisas tão importantes como um bom emprego? Desesperador.Começa uma jornada, uma busca incessante por uma perfeição simétrica de rosto,corpo,roupas,sapatos, cabelo,maquiagem.... Cansativo, diga-se de passagem.

Graças a Deus nunca tive muitos problemas com meu corpo e sou avessa a qualquer tipo de distúrbio alimentar.Mas eu comecei a desconfiar que estava tendo problemas em relação a distorção da auto-imagem. Tudo o que eu via no espelho era : Nada .Pior do que ver algo feio. Só que eu comecei a perceber isso quando caia jogada na cama chorando porque me achava horrível.Quando fiz meus pais se preocuparem comigo. Aí eu parei e pensei : '' Tem alguma coisa errada rolando.'' Comecei a analisar tudo a minha volta, e constatei o pior dos meus medos : 90% das pessoas ao meu redor estavam iguais ou piores do que eu, em relação a mesmíssima coisa. Como se todos estivessem neuróticos com beleza.Eu que sou muito curiosa, saí pesquisando em todos os lugares, lendo, assistindo vídeos, para ver se descobria algo, e nada.Até que certo dia eu estava em um congresso de jovens de uma igreja de uma amiga e o pastor falou mais ou menos assim :  

''Um dos planos de Satanás para destruir essa geração, é fazer com que todos abaixem as cabeças. É fazer com que você  princesa de Deus, se sinta feia. Fazer com que você  servo do Senhor, se sinta humilhado.''

Aquilo não poderia ter vindo em melhor hora.Me lembro que aquele dia eu estava péssima, me sentindo a criatura mais horrível da terra.Abriu meus olhos de uma forma que eu não poderia imaginar. Logo depois uma irmã conselheira me mandou um texto gigantesco falando sobre o mesmo assunto. Eu nem podia acreditar.Eu sabia que estava errada, que não deveria me sentir assim, mas como fazer o sentimento de inferioridade mudar? Comecei então a orar em relação a isso. Algumas pessoas podem pensar que isso é pura futilidade, mas queridos, isso realmente tirou a  minha paz durante meses. Principalmente pelo fato de eu não conseguir ajudar meus amigos com o mesmo problema! Orei, e orei bastante por isso. Eu queria que Deus tirasse aquele sentimento de dentro de mim e me fizesse sentir como eu realmente sou. Nem linda, nem feia.Só eu mesma. 

Então,certo dia estava num desfile de Miss que uma amiga participou, e do nada duas mulheres me pediram pra eu me levantar e começaram a perguntar minha altura,idade,peso, essas coisas. Eu ia respondendo mas não estava entendendo nada que estava acontecendo, foi tudo muito rápido.Logo depois uma das mulheres explicou que elas estavam fazendo uma seleção de modelos para fotos e que gostaram muito do meu perfil.Me deixaram nome, cartão e telefone pra eu entrar em contato o mais rápido possível.Sentei de volta com cara de taxo, porque fiquei atônita.Olhei pra cara dos meus amigos como quem diz : '' Que loucura foi essa?'' Nunca liguei pro número mas confesso que ainda tenho o cartão.Nunca tive o sonho de ser modelo,diga-se de passagem,mas aquilo mexeu comigo. Chegando em casa e refletindo, orei e vi que aquilo era resposta de Deus.De uma forma bem sútil Ele estava dizendo : '' Não te avisei que te fiz perfeita? Te fiz do jeito que você precisa ser.'' Chorei que nem criança aquele dia. Eu sou confiante, mas eu tenho os meus momentos de fraqueza. Todos tem.O que estou tentando dizer com esse texto é que não importa o que os outros digam de você, ou o que você mesmo  no espelho. O seu valor não está no que você aparenta ser, mas está no que Deus diz que você é! Não tente ser bonito só por fora. Arrume-se por dentro.

Uma vez ouvi uma coisa meio perturbadora. Há quem diga que pessoas bonitas são invisíveis,ao contrário do que a gente imaginaria. Isso porque, ficamos tão encantados com o exterior da pessoa, que não conseguimos enxergar a pessoa no seu interior. E isso é triste. Mas só Deus enxerga o coração antes do rosto.

Deixo claro aqui, que não parei e nem vou parar de me arrumar e de querer estar mais bonita.Só que eu percebi que isso não pode ser a parte mais importante da minha vida.Que meu reconhecimento não deve vir só da minha beleza exterior.Devemos cuidar do nosso corpo que é templo do Espírito Santo.Mas não podemos deixar de lado o nosso espírito, porque no fim é ele quem prevalecerá.E esse texto não é só para garotas.Garotos também. Que muitas vezes não se preocupam tanto com a estética como nós,mas como já li uma vez : '' O dinheiro é a maquiagem masculina''.

Tantas doenças e problemas emocionais são desencadeados por conta da vaidade. Vaidade é falsidade porque no final é tudo uma grande ilusão.Se todas as pessoas se olhassem no espelho e se sentissem bonitas, já seria meio caminho andando pra resolução de problemas internos.

Termino o texto da mesma forma que o outro : Se preocupe sim com sua aparência. Mas se preocupe mais ainda com quem você é por dentro.

2 comentários: